15 junho 2013

[TUTORIAL] Manutenção de seu hd externo



Possuo meu console com rgh há mais de ano e, com o passar do tempo verifiquei que os loads dos games estavam ficando mais demorados, surgiram fatal crashs. um dos jogos mais notáveis de demora de carregamento de arquivos é o jogo GTA4, onde as texturas demoravam para aparecer no cenário. Foi por este motivo que decidi fazer pra galera um tutorialzinho ensinando a manter o bom funcionamento de seu disco rígido externo, afinal ele não é um pendrive e necessita dos mesmos cuidados do seu hd do pc.



O hd do seu xbox com rgh é formatado com FAT32, sistema de arquivos usado desde o windows 98. este sistema de arquivos é o melhor para armazenamento removível, mas é mais sujeito à erros do que o NTFS, sistema de arquivos atual dos sistemas operacionais microsoft. para evitar a perda de dados e aumentar a vida útil de seu hd externo, segue abaixo umas dicas:

1- remova o hd externo somente com o console desligado: remover o hd com o console ligado pode ocasionar arquivos corrompidos que, uma hora ou outra gera um fatal crash em algum jogo seu.

2- com o console desligado, evite deixar o hd externo conectado ao videogame: mesmo desligado, o console ainda continua a mandar energia para as portas usb (quando o mesmo está ligado em uma fonte de energia, obvio), que pode afetar seu hd em oscilacões da rede elétrica.

3- periodicamente faça uma verificação de disco a fim de fazer correções no sistema de arquivos FAT32. o processo é simples: conecte seu hd externo no seu pc, e em meu computador procure a letra da unidade que ele abriu. clique com o botão direito sobre a unidade e clique em propriedades. na aba ferramentas aparecerá a opção verificar disco. selecione as duas opções e clique em iniciar. dependendo do tamanho de seu hd, a verificação pode ser demorada.




4- assim como um pc, o hd externo fragmenta-se ao fazer os processos de leitura e escrita de dados no hd. faça periodicamente uma desfragmentação de disco, ela se encontra no mesmo lugar onde se acha a opção de verificação de erros, no pc. analise seu disco, verifique a porcentagem de fragmentação e desfragmente o mesmo, se a porcentagem ultrapassar os 15%.




É isso ai galera, seguindo essas dicas, vc terá um hd com vida útil e sem erros por bastante tempo.

6 comentários:

  1. Eu fui fazer a analize do hd p corrigir os erros e tal...mais ai quando terminou eu tentei entrar no hd ele pediu p formatar se eu escolher q n o hd n abre fiquei desesperado pois tenho 1tb de jogos e etc...o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc removeu ele com segurança? vc esperou a verificação terminar? me parece q vc desconectou seu hd na hora da verificação.

      Excluir
  2. Meu hd externo não reconhece no primeiro boot, tipo na primeira ligada á fonte de energia (no meu caso ao ligar o estabilizador) e pra que reconheça eu tenho que tirar e colocar de novo, depois de ter ligado á fonte de energia o xbox, meu hd é externo Seagate 1TB, queria saber se alguem tem esse mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, tenho um hd seagate tbm, so que ao contrário, ele fica sempre ligado, mesmo com o console desligado, só no estabilizador. acho q esse erro é no hardware que controla seu hd mesmo. vc pode verificar também nas opçoes da dashlaunch se esta ativado o hddtimer e o delay tbm.

      Excluir
    2. Tenho o mesmo problema do Celo e ja formatei o HD várias vezes, porem ele não inicia na launch, e quando eu coloco os arquivos no pendrive, inicia. O HD aparece nas configuração de armazenamento como USB, porem ele não aparece na XexMenu 1.2! o que eu faço??

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...